OUVINDO A MÚSICA A BANDA DE CHICO BUARQU
30/07/2009
Autor e Coautor(es) Maria Núbia Pessoa
NATAL - RN
NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Ampliar o repertório ouvindo e aprendendo a cantar a música A Banda de Chico Buarque.
- Apreciar e se apropriar da letra da música A Banda do compositor Chico Buarque;
- Expressar verbalmente e plasticamente a respeito da música.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Cultura musical.Participação em atividades coletivas.
Estratégias e recursos da aula
1º MOMENTO
Sugerimos que o professor (a) reuna as crianças para ouvir a música A Banda de Chico Buarque, para que aprendam a letra. Depois deve inicar um diálogo com as crianças sobre as idéias que a música transmite. Para isso, sugerimos as questões abaixo:
Após apreciação da música o professor (a) organiza junto com as crianças um painel de releitura da música, representando através de pintura, desenho, recorte e colagem os elementos que compõe essa música. Essa atividade é realizada em etapas. Primeiro faz a pintura do fundo do painel em um papel grandem, representando o céu e o solo (chão). A escolha das cores deve ser feita com as crianças.Em seguinda, as crianças devem fazer o desenho dos personagens da música ( a moça triste, o faroleiro, a moça feia, o homem sério, a namorada, o velho fraco, a rosa triste e a meninada). Por fim, as crianças recortam os desenhos, cola no papel que pintaram anteriormente, construindo uma cena para o painel.
Para maiores informações sobre bandas de música acesse o site abaixo:
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/10/programa-nacional-bandas-de-musica-3/
Sugerimos que o professor (a) reuna as crianças para ouvir a música A Banda de Chico Buarque, para que aprendam a letra. Depois deve inicar um diálogo com as crianças sobre as idéias que a música transmite. Para isso, sugerimos as questões abaixo:
- De que fala a música?
- Na música, como as pessoas reagem ao ver a banda passar?
- Vocês já viram uma banda tocar?
Após apreciação da música o professor (a) organiza junto com as crianças um painel de releitura da música, representando através de pintura, desenho, recorte e colagem os elementos que compõe essa música. Essa atividade é realizada em etapas. Primeiro faz a pintura do fundo do painel em um papel grandem, representando o céu e o solo (chão). A escolha das cores deve ser feita com as crianças.Em seguinda, as crianças devem fazer o desenho dos personagens da música ( a moça triste, o faroleiro, a moça feia, o homem sério, a namorada, o velho fraco, a rosa triste e a meninada). Por fim, as crianças recortam os desenhos, cola no papel que pintaram anteriormente, construindo uma cena para o painel.
Para maiores informações sobre bandas de música acesse o site abaixo:
http://www.cultura.gov.br/site/2008/06/10/programa-nacional-bandas-de-musica-3/
Recursos Complementares
Avaliação
Observar se a criança:
1. Expressa verbalmente o que entendeu da música.
2. Cantou a música estudada.
3.Representa em seu desenho elementos da música.
Fonte\Portal do Professor - por Jaime
1. Expressa verbalmente o que entendeu da música.
2. Cantou a música estudada.
3.Representa em seu desenho elementos da música.
Fonte\Portal do Professor - por Jaime
Nenhum comentário:
Postar um comentário