30/08/2010
Autor e Coautor(es)
Andréa Mores Diniz e Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer alguns alimentos que podemos produzir utilizando as frutas;
Compreender a transformação dos alimentos;
Produzir um livro de receitas de alimentos feitas com as frutas;
Ler e interpretar textos e imagens.
Compreender a transformação dos alimentos;
Produzir um livro de receitas de alimentos feitas com as frutas;
Ler e interpretar textos e imagens.
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Leitura e escrita.
Frutas.
Frutas.
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 1:
O professor dará início a aula conversando sobre as frutas, levantando algumas questões:- Quem gosta de frutas?
- Qual a fruta que você mais gosta?
- Onde podemos encontrar as frutas?
- O que podemos fazer com as frutas?
Fonte: Acervo da Autora.
ATIVIDADE 2:
O professor irá ler algumas das receitas que as crianças trouxerem, chamando a atenção para o tipo de alimento que é possível preparar usando frutas. Nesse momento da leitura das receitas o professor deverá explicar a organização do texto de uma receita culinária, por exemplo:Fonte:http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/salada_de_frutas_especial.aspx
Salada de frutas com creme de maracujá e leite condensado
Ingredientes
1 lata de leite condensado. meia xícara (chá) de suco de maracujá concentrado.
4 xícaras (chá) de frutas variadas picadas (morangos, laranja, kiwi, manga).
Modo de Preparo
Misture o leite condensado e o suco de maracujá até obter um creme consistente. Distribua o creme de maracujá em taças e enfeite com as frutas. Sirva gelado.
Dicas:
As frutas sugeridas podem ser substituídas por outras de sua preferência. Escolha frutas com cores diferentes para que a apresentação final seja bonita.
Caso prefira, prepara a salada de frutas com creme de limão: substitua o suco de maracujá pela mesma quantidade de suco de limão.
ATIVIDADE 3:
O professor organiza uma culinária com uma das receitas da turma que pode ser uma salada de frutas, bolo, suco, musse e etc. Em seguida, o professor apresenta uma receita, ler os ingredientes e o modo de fazer; inicia o procedimento explicando os passos da receita. Depois, explica que essas frutas podem transformar em outros alimentos como bolo, suco, torta , sorvete, salada, doce, etc. Antes de preparar a salada o professor distribue alguns pedaços para as crianças degustarem. Após a degustação, o professor solicita que os alunos representem por meio de desenho o momento da culinária, utilizando: lápis de cor, lápis cera, hidrocor, papel peso 40. Depois expõe na sala de aula.Fonte: Acervo da Autora
ATIVIDADE 4:
O professor combina com as crianças socializar as receitas das famílias por meio da confecção de um livro. As receitas poderão ser digitadas e ilustradas com desenhos das crianças. Antes da confeção do livro o professor deverá levar para sala de aula alguns livros de receitas e explorar sua organização. As crianças poderão colocar o título do livro de receitas de "Delícias de Frutas".O professor poderá organizar um livro digital, segue o link com orientações de como fazer um livro digital.
http://www.macoratti.net/vbn_rcta.htm
http://www.moo.pt/receitas/tag/frutas/
http://tudogostoso.uol.com.br/categorias/1042-frutas-1.html
Avaliação
O professor deverá observar a participação e
envolvimento dos alunos durante as aulas, registrando o densempenho
escolar das em um mapa de objetivos. http://tudogostoso.uol.com.br/categorias/1042-frutas-1.html
Avaliação
por Jaime
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