terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Jovens estão recebendo capacitação para incentivo à leitura

Autoridades participaram de lançamento (Luciano Lellys)A segunda etapa do curso de formação para o Programa Agentes de Leitura foi lançada no final da tarde de ontem, em Mossoró. 250 jovens, entre 18 e 29 anos, serão capacitados, ao longo desta semana, para atuar em suas comunidades para incentivar a leitura. O programa é uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Estado, através da Secretaria Extraordinária de Cultura e Fundação José Augusto (Secultrn/FJA).
Jaciara Rodrigues tem 20 anos e mora em Ipanguaçu. Ela é uma das agentes que irão atuar em comunidades para fomentar a leitura. "Essa ação é muito importante porque irá incentivar a leitura. Tudo passa pela educação, então é muito bom termos programas como esse", conta a agente de leitura.
A coordenadora de projetos da FJA, Ana Paula Souto, explica que a primeira etapa aconteceu em Natal, quando metade dos jovens foi capacitada. "Estão sendo capacitados 250 jovens de 20 municípios. Os jovens foram selecionados através de edital do Ministério da Cultura. Eles passaram por uma seleção documental, que priorizava os cadastrados no programa Bolsa Família, além de prova escrita e oral", destaca a coordenadora.
A secretária estadual de Cultura, Isaura Rosado, afirma que o programa Agentes de Leitura precisa ser analisado por dois ângulos. "Primeiramente estão sendo capacitados jovens que terão convivência com os livros. Em segundo lugar, temos as famílias que serão beneficiadas com essas bibliotecas ambulantes, que são os agentes", esclarece a secretária.
A governadora Rosalba Ciarlini prestigiou o lançamento da capacitação. "É um projeto muito importante porque esses jovens irão atuar juntos a famílias carentes para despertar o interesse pela cultura e educação. A transformação social passa pela educação, e nós precisamos de ações como essa", afirma a governadora.
O curso será realizado até a sexta-feira, 25, no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa. Os alunos terão 40 horas de aula, recebendo material didático, alimentação e acomodação. Com a conclusão do curso, 550 agentes serão colocados nas ruas a partir do mês de março, atuando em 41 municípios do Estado e atendendo em torno de 15 mil famílias. O programa tem duração de um ano.
Durante a programação, além das oficinas, três mesas-redondas acontecerão nas noites dos dias 21, 22 e 23 de janeiro, que abordarão os seguintes temas: Vingt-un Rosado e a Coleção Mossoroense (mesa composta por Jerônimo Dix-sept Rosado Maia Sobrinho, médico e diretor-executivo da Fundação Vingt-un Rosado Maia; Antônio Kydelmir Dantas de Oliveira, agrônomo, poeta, escritor e pesquisador do cangaço; e Antônio Marcos de Oliveira, assessor da Fundação Vingt-un Rosado), Poetas Potiguares (formada pelo jornalista Cid Augusto da Escóssia Rosado; Francisco Gustavo Medeiros Luz, poeta, editor de cordel, escritor e fundador da editora Queima Bucha; e o poeta Antônio Francisco) e Literatura Infantojuvenil (com a participação de Salizete Soares Freire, professora e escritora infantil, e o cartunista Emanuel Amaral).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário