quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Curso de Ciências Contábeis da Ufersa obtém conceito 4 no Ministério da Educação e Cultura

UfersaO curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi considerado "Muito Bom" pelos avaliadores do Ministério da Educação (MEC), que estiveram na instituição nos últimos dias 19 e 20 de novembro.
Em uma escala de 0 a 5, Ciências Contábeis recebeu nota 4,0, segundo a Assessoria de Comunicação da Ufersa.
De acordo com o coordenador do curso, professor Álvaro Fabiano Pereira de Macedo, este resultado reflete o trabalho realizado pelos corpos docente e discente e coloca o curso de Ciências Contábeis da Ufersa em destaque nacional, apesar da graduação possuir apenas quatro anos de existência.
"Foi um resultado muito positivo porque a primeira turma do curso ainda não se graduou e o corpo docente ainda está em formação", comentou o coordenador, por meio da Assessoria de Comunicação.
Entre os pontos ressaltados pela Comissão de Avaliação do MEC sobre o curso, estão: a experiência docente e profissional dos professores de Ciências Contábeis, a existência do Núcleo de Práticas Contábeis e a percepção positiva dos alunos em relação ao curso e seus docentes. No entanto, ainda segundo o professor Álvaro, outras ações devem ser efetuadas para a consolidação do curso. "
O próximo passo engloba a contratação de professores para a formação do corpo docente, a ampliação do acervo bibliográfico na área de Ciências Contábeis, e uma maior atuação do Núcleo de Práticas Contábeis voltada para o público externo, por meio da prestação de serviços nas áreas financeira, contábil e de custos", avalia o coordenador.  Professores da Universidade lançam livro sobre democratização do ensino superiorDentro da programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, promovida pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), foi lançado, na manhã de ontem, o livro "Programa Conexões de Saberes na Ufersa: Saberes e Cidadania".
Segundo a professora Ady Canário, uma das organizadoras da publicação, o livro trata dos resultados do programa de extensão universitária "Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares", por intermédio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
"Escolhemos fazer o lançamento do livro na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca pela proposta do evento que é justamente o incentivo à leitura. A edição apresenta os resultados do programa ao longo de um ano, além de mostrar as ações desenvolvidas pelo projeto", explica a docente.
Ainda de acordo com a organizadora, o livro apresenta quatro eixos: Educação, diversidade e inclusão; Encontro de saberes - diálogos entre a Universidade e as comunidades populares; Vulnerabilidade - diagnóstico social; e Políticas Públicas de acesso e permanência dos estudantes de origem popular.
"O eixo principal é a democratização do ensino superior e as ações afirmativas. O programa trata do acesso e permanência dos estudantes, oriundos de escolas públicas, na Ufersa. Foram desenvolvidas ações na Universidade e na comunidade de origem desses alunos", relata Ady Canário.
Como resultados do programa a professora destaca os principais. "Os alunos foram agraciados com uma bolsa de meio salário mínimo para ajudar na permanência deles na Ufersa, a interação com a comunidade, a preparação dos alunos pelo Pré-Universitário, inclusão digital, diagnóstico social dos estudantes, entre outros", elenca a organizadora.
O livro será disponibilizado de forma digital no sítio da Ufersa (www. ufersa.edu.br) e também poderá ser consultado na Biblioteca Central Orlando Teixeira. Hoje, o lançamento do livro será realizado no Campus de Angicos, às 20h30.
Fonte/O Mossoroense - por Jaime
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário