sábado, 26 de novembro de 2011

Fisioterapeuta dá dicas de postura para cuidar bem da sua coluna O Globo Repórter desta sexta (25) falou sobre a dor crônica. Especialista mostra ao site as posições que podem aliviar problemas no corpo.

A fisioterapeuta Silvia Ferreira Andrusaitis, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas, dá dicas ao site do Globo Repórter de posturas que podem evitar problemas na nossa coluna. Confira, nos vídeos abaixo, algumas recomendações para seguir no dia a dia.
Na hora de dormir
A fisioterapeuta recomenda dormir de lado. O ato de deitar também merece atenção: o ideal é se apoiar com os braços. Ela explica que o movimento é importante para não torcer a coluna.





Que colchão usar
Não pode ser nem muito duro, nem muito mole. “O colchão deve se acomodar ao corpo e, ao mesmo tempo, oferecer resistência ao peso”, explica Silvia.






Ler na cama
Segundo a especialista, ler ou usar laptop na cama não é bom. Podem ocorrer alterações na postura futuramente. Se houver a necessidade de trabalhar deitado, suportes para as costas e os braços, como uma mesinha, são recomendados.



Sentando
”Se você não alcança os pés no chão, vai precisar de um suporte sob eles, como um livro”, avisa Silvia. Com isso, os músculos das costas relaxam. A postura ereta é indicada. Ela ressalta que, se a posição cansar depois de algum tempo, uma dica é usar um apoio na lombar, como uma toalha enrolada ou uma almofada.


Levantando peso
A melhor forma de pegar um peso que esteja no chão é dobrar os joelhos e se levantar segurando o objeto o mais próximo possível ao corpo. A fisioterapeuta alerta, ainda, que o peso limite para se carregar é o correspondente a 10% do peso corporal.



Segurando o bebê
Silvia Ferreira Andrusaitis avisa que vale o mesmo princípio acima de levantar um peso. Ela recomenda trocar o braço que carrega o bebê para não cansar depois de um tempo e usar uma mochila em vez de bolsa para não sobrecarregar um lado do corpo.
Fonte/Globo Reporte - por Jaime

Nenhum comentário:

Postar um comentário