sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Depois de aprovado, curso superior em teatro volta a ser discutido na UERN
Desde 2005 que foi aprovado pelo Conselho da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) a regulamentação para a criação do curso de nível superior em Teatro. No entanto, desde então, o processo ficou parado e só voltou a ser mencionado ontem na posse do professor doutor Francisco Paulo da Silva como diretor da Faculdade de Letras e Artes (FALA).
A iniciativa é esperada por profissionais da arte cênica de Mossoró e conta com o entusiasmo de alguns setores da instituição. Porém, para que se torne uma realidade, o caminho é longo. De acordo com o titular da Diretoria de Educação Cultura e Artes (DECA), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (PROEX), professor Adalberto Veronese, o projeto será conduzido pela própria Faculdade e a nova gestão é que devera conduzir os procedimentos, caso seja eleito como prioridade pelo corpo docente.
Se de fato o curso sair, será o segundo no Estado, depois da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que desmembrou o curso de Artes em música, teatro e afins. "Ainda será preciso formar uma equipe pedagógica para estudar a realidade dos cursos dessa natureza nas universidades próximas, como o da UFRN e na Federal do Ceará (UFC)", explica o diretor.
O segundo desafio ainda será a formulação de uma matriz curricular, componente que direciona o perfil das disciplinas do Curso, de acordo com a realidade e potencialidade do cenário local. "Haverá membros de várias instituições relacionadas ao setor para que o projeto seja discutido, entre elas o Deca".
Enquanto o curso não se torna uma realidade, a universidade comemora a inclusão da reforma do prédio da Associação Cultural e Universitária (ACEU) nas emendas da bancada Federal para o Orçamento Geral da União (OGU) do próximo ano. Pela primeira vez foram incluídos valores diretamente para a Uern, incluindo 746 mil reais para a recuperação da infraestrutura do ACEU que já não recebe nenhuma reforma há seis anos.
O diretor do Deca defende que a estrutura seja aproveitada na criação do curso de Teatro. Tanto que já há o projeto de Extensão em Laboratório de Artes Cênicas voltados para a comunidade.

SUBSTITUTO
Estão abertas até o próximo dia 28 as inscrições para selecionar três professores substitutos para o departamento de Letras da UERN. As vagas são para preencher as disciplinas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Literatura Brasileira e Língua Espanhola. Os interessados têm até o dia primeiro de dezembro e as inscrições estão sendo realizadas no Departamento, no campus Central.
Fonte/Jornal de Fato - por Jaime 

Nenhum comentário:

Postar um comentário