quarta-feira, 27 de julho de 2011

MEMÓRIA DE UM MESTRE BENEDITO JOÃO PESSOA




HISTÓRIA DA CAPELA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
 COMUNIDADE DE CACHOEIRA

Benedito João Pessoa ou Tio Bibi, como era popularmente mais conhecido, teve uma destaca importância na vida religiosa da sua comunidade. Devoto do Sagrado Coração de Jesus, seguidor de seu pai. O popular “Chico de Nenên”, que era uma pessoa respeitada e administrava a comunidade. Rezava desde 1922, as novenas consagradas ao mês Mariano. Sua Fé, talvez, não tenha outra igual, na sua época, acreditava no nosso superior supremo “DEUS” que era o seu ídolo, relata a seguinte história:
“No ano de 1941, era vigário da Paróquia de São Sebastião, Caraúbas-RN, Padre Militão de Mendonça. O mesmo projetou e criou diversas capelas em nosso município, entre elas, a capela de nossa comunidade.
Foram feitas na comunidade, barracas com leilões e enfrentamos a luta com amor e fé em nosso padroeiro Sagrado Coração de Jesus e assim construímos a capela. Compramos o sino por (dezessete contos e duzentos mil rés), arranjamos (onze contos e oitocentos mil rés), faltando assim (Cinco contos e quatrocentos mil rés). Em continuidade, foi adquirido mais (Dois mil contos de rés), faltando ainda (Três contos e trezentos mil rés), quantia essa que Francisco de Paula Pessoa Filho prestou conta ao Padre Militão. Ainda faltando os bancos, comprei-os por (Cento e Setenta contos). Ainda hoje não pude arranjar recursos para efetuar o pagamento. Dando continuidade fizemos um leilão no ano de 1976, apenas deu para fazermos a limpeza da capela, o cimento da calçada. Ficou um fiado danado. Entreguei o resto do dinheiro que não dava para pagar (Duzentos e Noventa Cruzeiros) ao Chico Bazazo. Agora juntos estamos a minha esposa Nita Pessoa e minha filha Netinha Pessoa, estamos lutando para fazermos um leilão no dia 27 deste, no pátio, já designado a compras de portas se Deus nos ajudar.
Foram designadas as comissões a fim de donativos para a fundação e construção da Capela do S.C.J, ficando uma comissão assim formada:
Presidente: Francisco de Paula Pessoa Filho
Tesoureiro: Gregório de Paula Pessoa Filho
Secretário: Porfírio Fernandes
Procurador: José Pedro Bezerra
Teve alicerces preenchido no ano de 1941 e concluído no ano de 1945 e em 16 de fevereiro do ano de 1946, chega a imagem do Sagrado Coração de Jesus. A mesma veio em procissão da cidade de Caraúbas até a capela, em companhia de Padre Militão de Mendonça e diversas autoridades e senhoras das comunidades circunvizinhas. Rezando um terço a noite e no dia seguinte, uma celebração Eucarística encerrando com um terço às 11hs.
No ano de 1947, as tesouras do teto da capela se abriram, derrubaram as paredes de lado. Ficando a mesma sem condição de uma nova construção e não havendo ninguém que quisesse se responsabilizar pelos trabalhos da capela e nem angariar fundos para a sua reconstrução. Então, eu, Benedito João Pessoa me dispus com muito amor a esse trabalho, a fim de adquirir recursos e levantar as paredes caídas e como também o altar, calçada e limpeza geral.
Extraído do livro de Benedito Pessoa (deixou tudo registrado)
Por Jaime Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário