A partir de agora, jovens de 16 e 17 anos de idade podem doar sangue, mas têm que ter autorização dos pais. As novas regras foram estabelecidas através da Portaria nº.1353, anunciada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A doação de sangue só poderia ser feita por pessoas maiores de 18 anos. De acordo com a assistente social do Hemocentro Mossoró, Regina Melo, a medida é bastante positiva, pois irá ampliar o número de doadores em potencial. "Os adolescentes têm vontade de doar, sendo que alguns deles procuravam a unidade móvel do Hemocentro para fazerem a doação", explica.
Segundo Regina Melo, o Hemocentro está preparando estratégias de divulgação da portaria. "Nós iremos fazer uma campanha de divulgação para esse novo público. Acredito que até o final do mês esse trabalho esteja sendo realizado", ressalta a assistente social, complementando: "A decisão do governo é coerente, sendo que a lei já atribui responsabilidades aos jovens dessa faixa etária como votar, por exemplo".
A ampliação da faixa etária para doação baseia-se em evidências científicas internacionais. Nos Estados Unidos, a Associação Americana de Sangue já havia aprovado que jovens com idade entre 16 e 17 anos e idosos com mais de 65 anos pudessem doar.
A portaria também determina que a orientação sexual não deve ser utilizada como critério para seleção de doadores de sangue. Atualmente, a orientação sexual faz parte do questionário aplicado por diversos centros de doação para a triagem dos doadores.
Sociedade Ativa – Sábado (18) o hemonorte estará em Caraúbas. Desta vez sem o carro de coleta. A coleta será realizada no Centro de Saúde de Caraúbas, no Centro da cidade. Na oportunidade estará sendo desenvolvido o dia “D” da vacinação da poliomielite. Não deixem de levar suas crianças para tomarem as duas gotinhas.
Fonte Sociedade Ativa.
O saudoso sociólogo e portador de hemofilia: Hebert de Souza (Betinho) contava uma estória, que dizia o seguinte:
Uma floresta estava pegando fogo, e um beija-flor começou a carregar água no bico para apagá-lo, enquanto que a bicharada toda só corria de um lado para o outro, preocupados porque não iam ter onde morar.
O leão, rei da floresta, parou o beija-flor e perguntou:
- Ô beija-flor, você acha que vai conseguir apagar esse fogo sozinho?
O beija-flor prontamente respondeu:
- Não! Eu sei, mas estou apenas fazendo a minha parte!
MORAL DA HISTÓRIA
Se todos fizerem a sua parte e trabalharem em torno do mesmo objetivo será muito maior a chance de conquistá-lo.
Fonte famema.br/hemocentro/captacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário