domingo, 3 de novembro de 2013

Preço do café afeta a sobrevivência de pequenos produtores de MG

Agricultores acumulam dívidas com financiamento.
Saca de café de boa qualidade é negociada por R$ 240,00.

O preço baixo do café complica a situação dos pequenos produtores de Minas Gerais. O agricultor Paulo Teixeira, do município de Cabo Verde, tentou segurar algumas sacas de café arábica à espera de preços melhores, mas teve que negociar quase toda a produção por preços muito baixos. A dívida com financiamentos já chega a R$ 18 mil.
“Eu faço conta nova e pago as dívidas velhas. Infelizmente, eu só estou tirando de lá e pondo de cá porque quando pago uma dívida hoje eu não estou pagando com meu dinheiro. Estou pagando com dinheiro que eu pego emprestado”, diz Teixeira.
Para fechar as contas, o agricultor terá de conciliar a colheita da lavoura e trabalhar como apanhador de café em outras propriedades. “Eu tenho que enfrentar e trabalhar na colheita do café com meus filhos. Ver se faz um caixa de colheita, de braçal. Trabalhar braçal fazendo colheita”, diz Teixeira.
O preço do café está cerca de 35% menor do que há um ano. Em outubro do ano passado, uma saca de café de boa qualidade para exportação era negociada no sul de Minas Gerais por R$ 364,00. Agora, ninguém consegue mais do que R$ 240,00.
G1.com - por Jaime

Nenhum comentário:

Postar um comentário