quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Presos "encontram" túnel de 13 metros e escapam do CPEAMN

Tunel_partiu_de_dentro_das_celasNa noite da última segunda-feira, 23 presos de alta periculosidade, do regime fechado do Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio (CPEAMN), fugiram por um túnel de 13 metros, do Pavilhão III, Ala "B". Os detentos "encontraram" um túnel já existente e saíram por baixo do muro, entre duas guaritas de segurança.
Segundo o major Humberto, diretor do CPEAMN, os apenados empreenderam fuga por volta das 10h após terem cavado um buraco de aproximadamente dois metros, com 40 centímetros de diâmetro, até alcançar um antigo túnel, que passa por baixo de todas as sete celas do pavilhão, onde estavam 90 detentos considerados perigosos.
"Só não fugiram mais, porque o pessoal da segurança notou que havia movimentação e gente dentro e fora do buraco. Foram disparados alguns tiros de alerta, fazendo com que os demais que se preparavam para escapar recuassem", explicou o major Humberto.
O buraco escavado pelos presos partia da cela três, onde os "engenheiros" cavaram por debaixo de uma das camas de alvenaria e escondiam o material retirado das paredes, em panos, que eram camuflados nas demais celas.
"Tudo leva a crer que eles já vinham planejando a fuga há alguns dias. No dia que antecedeu a fuga, algo estranho chamou nossa atenção. Eles (os presos) não quiseram sair para o banho de sol, alegando que o horário era muito quente", destacou. O major alerta ainda que se não for feito um trabalho de rastreamento para identificar outros possíveis túneis, outras fugas poderão acontecer na unidade prisional. "Há suspeitas que existam outras escavações embaixo das celas, que interligam os pavilhões ao lado externo da penitenciária. Precisamos colocar uma retroescavadeira aqui dentro, revirando o chão para tentarmos encontrar novas rotas de escape", disse.
O túnel por onde os 23 presos fugiram é o mesmo por onde escaparam três detentos na madrugada do dia 1º de setembro deste ano. Na ocasião, foram tampadas com concreto apenas as duas extremidades, deixando o restante em aberto. "Não podemos mais fechar apenas as extremidades e sim todo o restante, para que outros presos não venham a fugir", concluiu.

Suspeitos
A Polícia Militar foi acionada para tentar recapturar os criminosos e ao patrulhar a área próxima à penitenciária se deparou com um veículo parado em atitude suspeita.O carro estava parado com dois ocupantes e ao ser abordado pelos policiais nada foi encontrado de irregular, apesar dos homens terem sido identificados como parentes de um dos fugitivos.
No final da tarde de ontem, cinco detentos tinham sido recapturados, mas até o fechamento desta edição apenas três tinham sido identificados oficialmente: Canindé Marcelino da Silva, William Daliane Batista Ferreira e Antonio Izamar.
Fugitivos
- Antonio Izamar
- Canindé Marcelino da Silva
- Daniel Santos de Sales
- Francisco Fernandes da Silva Neto
- Francisco Luciano da Silva
- Lázaro Nunes
- Renato Everton de Lima
- Damião Arimateia Targino de Oliveira
- Francisco Allisson da Silva
- José Augusto
- Leo Charles de Souza
- Manoel Gomes de Souza
- Roneilson Cardoso de Lima
- Suendel Carlos Félix
- Vanderson Lima Barreto
- William Daliane Batista Ferreira
- Chamilton Franceildo da Silva
- Israel Andrade Tavares
- Jeilson Paulo de Souza
- Diego Armando Almeida de Oliveira
- Francisco Benedito da Silva
- Iran da Silva Liberalino
- Oseilton Rodrigues Nascimento
Fonte/O Mossoroense - por Jaime

Nenhum comentário:

Postar um comentário