Imagine que seja possível escolher, antes de sair pedalando pela cidade de São Paulo, as ruas mais tranquilas, sem ônibus e caminhões, com poucos morros e mais arborizadas. Essa possibilidade está mais perto de se concretizar.
A Folha teve acesso ao mapa, em fase de revisão, feito por um grupo de pesquisadores do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), financiado pela Secretaria Municipal de Esportes, com centenas de itinerários para ciclistas em todo o centro expandido.
Primeiro, foram levantados todos os pontos geradores de viagem (escolas, universidades, comércio e pontos culturais). Depois, ciclistas munidos de GPS foram às ruas escolher os melhores trechos para chegar aos locais.
O levantamento prioriza ruas com tráfego leve, perto de estações de metrô, trem e ônibus, sem grandes aclives ou declives e, de preferência, com um ambiente mais agradável para o ciclista.
"Desenhei as rotas que eu já conhecia, mas, no caminho, a gente acaba descobrindo ruas ainda mais calmas", diz Daniel Labadia, um dos responsáveis pelas rotas.
Segundo o coordenador do projeto, Carlos Torres Freire, do Cebrap, foi montado um banco de dados que pode ser usado no celular e na internet. A revisão deve ser concluída em 15 de outubro. O projeto será encaminhado para a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Fonte/Uol por - Jaime
Nenhum comentário:
Postar um comentário