Faltando pouco mais de 15 dias para o início oficial do Mossoró Cidade Junina, marcado para o dia 4 de junho com o Pingo da "Mei-dia", a comitiva formada pela Prefeitura de Mossoró para tratar das estratégias de segurança se reuniu ontem pela primeira vez.
No primeiro encontro, cada setor de segurança que irá atuar no evento apontou as estratégias que devem ser traçadas, bem como mencionaram os pontos mais vulneráveis. Um dos pontos mais discutidos foi a necessidade de inibir a ação dos vândalos que, corriqueiramente, tendem a depredar os transportes coletivos responsáveis pela condução da população entre os bairros e o centro da cidade, área na qual concentra a maior parte dos eventos.
A sugestão do secretário da Defesa Social, Álber Nóbrega, é que fosse criado um mecanismo no qual a população pudesse intervir mais ativamente. "Um telefone para ligar e denunciar e até mesmo uma publicidade incisiva no nosso esquema de segurança", propõe ele. Já o delegado Edvan Queiroz, titular da Delegacia Especializada de Adolescente, chamou atenção para a necessidade de equipamento que auxiliem na assistência ao esquema de segurança para usuários de droga.
"Aparece situação em que temos que conter usuários de drogas. Não é adequado leva-los para delegacia porque pode se transformar em um problema maior", salienta o delegado. Ele sugeriu a disponibilidade do uso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) como estratégia para facilitar o traslado até o Hospital Regional Tarcísio Maia.
O Plano final de segurança do evento será apresentado na próxima quinta-feira, 26. No entanto, o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar (2º BPM), tenente-coronel Túlio César, antecipou uma média de 500 efetivos ao dia em toda a área da festa. Além de homens a paisana para, segundo ele, "detectar e combater a circulação de drogas". Já o representante da empresa terceirizada responsável pela produção dos festejos, Tasso Garcia, assegurou o uso de 16 câmeras e mais 150 homens da segurança contratada.
Postagem/J.P
Nenhum comentário:
Postar um comentário