sábado, 6 de novembro de 2010

A Hístória da Comunidade de Cachoeira

Segundo a história, a Sesmaria o nome Cachoeira pertencente a Felix da Cruz, foi vendida ao General Souza Falcão, do Estado do Pernanbuco. O mesmo estabeleceu uma Fazenda na Cacchoeira. (a comunidae de cachoeira mais velha do município.

Os primeiros habitantes da comunidade de Cachoeira

A comunidade de Cachoeira, conta-se os mais velhos,foi habitada muito antes que a cidade de Caraúbas, por volta de 18, chegou a família de Manoel Bento de Araújo com sua esposa e seis filhos, vindo da região do Seridó. Por motivo de desavença familiar: Passaram a habitar no meio da mata entre anís e as emas, onde construiram casas de palhas e sobreviveram da caça. Todas as noites escutavam barulho forte e assustador; que tornava-se misterioso. Um certo dia, andando na mata, o Sr. Manoel Bento de Araújo encontra umas pedras em água jorrante e grita para os seus filhos: "É uma CACHOEIRA". Daí originou-se o nome da comunidade.
O crescimento da comunidade se deu com a chegada de outras famílias, que foram, PESSOA,JÁCOME e FIRMINOS. Essas famílias começaram a se apossar das terras, onde passaram a cultivar as plantações de: Algodão, Frutas de Oiticica e Mandioca; cultivando também a criação de bovinos e caprinos.
As famílias foram se misturando e surgindo muitos descendentes. Prevalecia muito casamento entre primos. A comunidade foi crescendo, e vieram outras famílias de outras localidades. Povo bastante religiosos. Devotos de Maria, se dedicavam no mês de Maio a rezar todas as noites novenas. Vindo pessoas de todas as redondezas em jumentos, a pé, a cavalo tirar as novenas nas casas. O Sr. Francisco de Paula Pessoa Filho, conhecido como CHICO NENÊM, tirava as novenas na casa dele. Com o passar do tempo começaram em 1940 a construir uma Capela cm a doação do tereno pelo Sr. IZIDORIO. Homens e mulheres batiam os tijolos e carregavam na cabeça para a construção da capela. Luta bonita, e demonstração de fé e coragem. O Sr. Grigório de Paula Pessoa era o maior fazendeiro da época e trabalhar para ele era fonte de renda na comunidade.
Muitos percebem a necessidade de aprender a ler e tiar contas, quando surgiu o primeiro professor; Manoel Euzébio de Melo; que reunia as pessoas em uma casa alfabetizando num regime cruel no uso de palmatória. Muitos não aprendiam e eram tachado de burros quando não conseguiam a aprender. Outros professores foram surgindo contribuindo para aprendizagem dessas pessoas, como: O Sr. Porfirio Fernandes, Benedito João Pessoa, que ensinou muoto sem remuneração. Outros professores que merecem destaque: D. Diva, Doca, Maria da Conceição Benevides, Marizô, JOana de Aniceto, Maria José, Tanita, Celeste e Netinha Pessoa. Todos eles contribuiram de forma gratificante para o desenvolvimento da comunidade. Em 1950 surgiu a cnstrução da escola, com a doação do terreno do Sr. Fcº de Paula Pessoa Filho, homem valente e respeitado por todos. Era como o delegado da comunidade resolvia todos os problemas. O primeiro comerciante foi o seu filho, Benedito João Pessoa. Tanto vendia como comorava cereais, algodão, couro de sapo e outros animais, e lenha para fornecer a estrada de ferro (TREM). Foi também vereador mais bem votado da época, sem receber nenhuma remuneração. Assistência das médica das mulheres era responsabilidade das mulheres conhecidas como parteiras, as outras doenças buscavam as curadeiras e plantas medicinais.
Esta História terá continuidade...
Jaime Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário